quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Som de Gafieira e Passarinhos do Cerrado




Som de Gafieira e Passarinhos do Cerrado
no Grande Hotel Vive o Choro




O Choro abre alas para o Samba e a Música Regional. A próxima edição do projeto Grande Hotel Vive o Choro, Sexta-Feira, dia 24 de Setembro, apresenta os grupos Som de Gafieira e Passarinhos do Cerrado, a partir das 19h, na calçada do Grande Hotel.
O Som de Gafieira foi formado em 2007 e o objetivo do grupo é a pesquisa a divulgação do repertório de Choro e gêneros musicais afins. O quarteto é integrado por José Reis de Geus ,“Zé do Choro” (clarineta, saxofone e cavaquinho), Leandro Gomes (cavaquinho), José Ribamar Luiz ,“Riba” (violão de sete cordas) e Luiz Carlos, “Salário”.
Os músicos que se dedicam à performance e divulgação do Choro por meio de recitais didáticos e apresentações artísticas em palestras, congressos, eventos em casas de espetáculo e particulares. No repertório, compositores brasileiros renomados como Pixinguinha (1898-1973), Abel Ferreira (1915-1980), Garoto (Aníbal dos Santos Sardinha, 1915-1955), Jacob do Bandolim (Jacob Pick Bittencourt 1918-1969), KXimbinho (Sebastião de Barros 1917-1980), Waldir Azevedo (1923-1980), Luiz Americano (1900-1960), entre outros.


O Passarinhos do Cerrado é integrado por Bruna Junqueira ( voz, pandeiro e triângulo), Cléber Carvalho (voz, pandeiro, cuíca e atabaque), Iúna ( voz e matraca), Mariana Nascimento (voz e mineiro), Nádia Junqueira ( voz, bombo e triângulo) e Rodrigo Kaverna ( voz, bombinho, bombo e pandeiro).
As canções do grupo são inspiradas em elementos da cultura goiana, como a Catira, a Folia, a Festa do Divino, a tradição dos doces caseiros e da farinha de mandioca, descrevem o cenário da bela Cidade de Goiás, homenageando a poetisa Cora Coralina e denunciam a sua devastação do Cerrado goiano.
Enveredando pelo universo cultural goiano, as criações apresentam elementos da cultural tradicional não só nas letras, mas no ritmo, conforme explicam. Segundo os músicos, as canções convidam o público a viajar pela cultura local e também a pernambucana e paraibana, onde o coco se origina, “unindo as pessoas pelo sentimento de festa e alegria proporcionado pela batida forte e constante dos tambores e do pandeiro”, observam. A apresentação é finalizada com uma sequência de Cirandas. De mãos dadas, o público forma uma grande roda e o show se encerra com uma verdadeira celebração da música popular, contam entusiasmados.




Serviço
Projeto Grande Hotel Vive o Choro
da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia
Sexta-feira, dia 24 de Setembro, a partir das 19h
Som de Gafieira (samba e choro) e Passarinhos do Cerrado (música regional)
Entrada franca
Release Nádia Timm
Contatos:
Leandro Gomes da Silva: (62) 9223-7718
José Reis de Geus: (62) 9252-1680
www.myspace.com/gruposomdegafieira
Passarinhos do Cerrado (62) 8417-0015 - (62) 8445-1560
passarinhosdocerrado@hotmail.com
www.myspace.com/passarinhosdocerrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário