terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que é a Revirada Cultural

O que é a Revirada Cultural


Desde tempos antigos a cultura passa pelo dilema da unidade diante da diversidade de comportamentos e formas de pensar e sentir do ser humano. A cultura se desenvolveu a partir da possibilidade da comunicação e costuma ser definida no que se refere à literatura, cinema, artes plásticas, artes cênicas, mas seu conceito pode ser muito mais abrangente se considerada como tudo que o homem consegue executar por meio da sua inteligência, racionalidade e inteligência. O aspecto mais importante das polêmicas a respeito da cultura se prende, por certo, a necessidade de transmissão. A cultura tem a capacidade de se permanecer quase intacta e é passada aos descendentes como uma memória coletiva. Cultura é, portanto, um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente. Na era da multimídia, a transmissão passa pelos processos de divulgação e intercâmbio entre as diversas manifestações artísticas e culturais.
Em tempos tumultuosos, a explosão tecnológica, a violência generalizada e as inúmeras opções da vida moderna para desviar o ser humano do caminho da produtividade e criatividade, entende-se necessário criar oportunidades para a preservação das nossas expressões artísticas e culturais em todos os segmentos. É a tradição que dá à coletividade a consciência do estilo de vida e a cultura é a tradição viva, conscientemente elaborada no sentido de que passe de geração a geração e daí o sentido de que a cultura também une várias gerações em um determinado intervalo de tempo.
Falar em cultura é abordar um assunto que nunca é estático, mas um processo dinâmico sujeito a mudanças. As políticas públicas elaboradas em bases tímidas correm o risco de se perderem em eventos que se dissolvem e não chegam a se constituir em cultura. Programas que busquem estreitar a conexão entre os aglomerados urbanos comuns nas grandes cidades contribuem de maneira efetiva de quebra de padrão das desigualdades sociais. Por outro lado, a lógica da indústria cultural, exclui, segrega, privilegia e, ao mesmo tempo cria uma massa marginalizada.
Ao se propor um programa nos moldes da Revirada Cultural, o que se pretende é a efetiva participação do Poder Público na elaboração de estratégias que fortaleçam a cultura e a produção dos bens artísticos e culturais, promovendo o intercâmbio entre os atores da cena cultural com vistas ao aprimoramento dos mecanismos de articulação e cooperação institucional. A cultura pode cooperar para um sistema de organização e disseminação de ações para proteção, conservação, restauração, preservação, pesquisa, produção e difusão de conhecimentos sobre a produção artística e bens simbólicos, além da promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação.

Os nossos objetivos

Fomentar e divulgar a diversidade cultural goianiense, promovendo o intercâmbio entre os agentes da cena cultural de forma a inserir o produtor cultural em um mercado que ele possa ser sustentado pelo próprio talento. A cultura pode contribuir como ferramenta de desenvolvimento social, pois tem o potencial de transformar e modificar sentidos, abrir frentes de diálogos e ampliar as expressões sociais. Ao se pensar a cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais é possível ampliar o acesso da população aos meios de fruição e difusão cultural.

  • Identificar, motivar e divulgar as manifestações artísticas e culturais da cidade.
  • Promover o intercâmbio dos artistas locais com artistas de projeção nacional em vários aspectos.
  • Fixar a imagem da Prefeitura de Goiânia como agente ativo na elaboração das estratégias de fortalecimento à cultura.
  • Aprimorar os mecanismos de articulação e cooperação institucional.
  • Promover encontros musicais, literários, recreativos, didáticos e informativos entre os produtores e a comunidade.
  • Propiciar a participação do público aos eventos a fim de que se possa, cada vez mais, ver, ouvir e prestigiar as atividades culturais e artísticas da cidade.
  • Garantir e ampliar o acesso da população aos meios de fruição, produção e difusão cultural, como ação de responsabilidade social.
  • Promover os laços da integração social.
  • Readaptar os padrões culturais para o desenvolvimento sustentável.
  • Promover o diálogos entre os diversos segmentos artísticos e culturais.
  • Promover atividades em bibliotecas e encontros com escritores consagrados, incentivar a leitura e aproximar ainda mais o público desses espaços.
  • Promover oficinas literárias e de “contação de histórias”
Kleber Adorno
Secretário Municipal da Cultura




Paulo Garcia
Prefeito de Goiânia

5 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa!
    Estava faltando um evento como este na nossa cidade. Espero que este seja a primeira de muitas reviradas culturais. Só assim as pessoas passam a ter mais sensibilidade pela arte e começam a apoiá-la e admirá-la. A cultura de um povo é extremamente importante para seu desenvolvimento.
    PARABÉNS mais uma vez e divulguem a Revirada na TV, nos jornais, em outdoors... Quanto mais gente prestigiando, mais bonito será!

    ResponderExcluir
  2. Elisa, agradecemos seu comentário!
    Vamos fazer uma bonita festa...
    Grande abraço e apareça.

    ResponderExcluir
  3. A todos da organização do evento, quero parabenizar a todos pela iniciativa, pelo planejamento e pelo inicio da execução. Claro que muitos batem o olho no programa e pensam: porque isso, porque aquilo...etc. Isso nunca vai mudar, justamente porque conceber e planejar um trabalho como esse, é tarefa de uma equipe, que pode ir melhorando na medida em que recebem críticas ainda que sejam infundadas. De qualquer forma, adorei ver tanta coisa acontecendo em tantos lugares na nossa querida e carente Goiânia.
    O blog www.imagenseducadoras.blogspot.com ajuda a divulgar o evento.
    Um abraço e bom programa pra todos os forem!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Sergio... respondi lá no seu blog....

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso esse projeto... A Cultura é o caminho, para formar-mos um mundo melhor,,, vamos respirar Musica, dança, teatro, artes, literatura, e tudo + que estiver relacionado... Parabens aos organizadores ** Adorei!!!

    ResponderExcluir