quarta-feira, 17 de agosto de 2011

LANÇAMENTO COWPARADE


PREFEITO PAULO GARCIA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO COWPARADE EM GOIÂNIA



PAULO GARCIA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO COWPARADE EM GOIÂNIA
A “parada de vacas” já passou por cidades de todos os continentes. Em Goiânia, a exposição ao ar livre será inaugurada no dia 23. Evento é patrocinado pela Prefeitura
Cinquenta vacas grandes e dez pequenas vão fazer parte do cenário urbano de Goiânia a partir do dia 23 deste mês. Nesta quarta-feira, 17, o prefeito Paulo Garcia participa do lançamento oficial do projeto CowParade em Goiânia, às 10 horas, no Parque Vaca Brava, na Avenida T-10, no Setor Bueno. O CowParade é uma exposição de arte pública internacional que foi apresentada nas principais cidades em todo o mundo. As esculturas de vacas são feitas em fibra de vidro, decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em lugares públicos como avenidas importantes e parques. Depois da exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue a instituições de caridade.
A CowParade – Circuito das Vacas é uma exposição que há 11 anos circula o mundo todo, passando mais de 90 cidades e vista por mais de 150 milhões de pessoas. No Brasil, a exposição já esteve em São Paulo (2005), em Curitiba e Belo Horizonte (2006), no Rio de Janeiro (2007) e em São Paulo e Porto Alegre no ano passado.
De acordo com a assessoria do CowParade no País, este é um dos poucos projetos que envolvem a comunidade por inteiro: empresas, artistas locais, terceiro setor e o público. Todos trabalhando em conjunto para a criação e o sucesso do evento cujo objetivo é valorizar a arte, embelezar a cidade, proporcionar uma forma de entretenimento e democratizar a cultura. As cinquenta esculturas grandes serão customizadas por artistas locais e dez bezerros serão customizados por alunos de escolas públicas municipais.
O projeto já arrecadou quase R$ 4 milhões para ações de responsabilidade social no Brasil. A arrecadação obtida pelo leilão desta vez será encaminhada principalmente para a Fundação Gol de Letra. Quem assina a edição aqui é Toptrends, representante da CowParade no Brasil. Para participar como artista dessa edição Goiânia é preciso participar de um processo de seleção. As informações estão no site http://www.cowparade.com.br/go/form


MOVA Goiânia

O CowParade faz parte da programação do 1º MOVA Goiânia – Movimento de Ocupação Visual e Artística, que deve se tornar efetivo no calendário de ações culturais do município, como o Goiânia em Cena (artes cênicas), Canto de Ouro (música) e Festcine (cinema). A exposição será realizada em espaços públicos administrados pela Prefeitura de Goiânia, como o Grande Hotel, a Avenida Goiás, o Shopping Bouganville, a Estação Ferroviária, o Palácio da Cultura, a Casa das Artes, o Bosque dos Buritis, o Mercado Central e os parques Vaca Brava e Areião.O Mova acontece desde o dia 11 de agosto e vai até o dia 17 de setembro, paralelamente à programação da 2ª Grande Revirada Cultural de Goiânia.
A segunda edição da Revirada Cultural de Goiânia acontece desde o dia 11 e segue até 13 de outubro. Neste ano, quatro palcos que se revezarão nos seguintes locais: Parque Vaca Brava, Parque Flamboyant, Rua do Lazer e Praça Joaquim Lúcio. A intenção, com esses palcos, é concentrar o máximo de atividades nesses locais, visto que, por eles, passa a maioria da população goianiense. Por áreas artísticas, haverá algumas atividades que se repetem da primeira edição da Revirada e outras atividades que estreiam esse ano. Mais de duas mil atividades compõem a programação da 2ª Grande Revirada Cultural de Goiânia.
A Revirada Cultural foi o primeiro projeto na área de cultura com a assinatura do prefeito Paulo Garcia e partiu do princípio de que as políticas públicas elaboradas em bases tímidas correm o risco de se perderem em eventos que se dissolvem e não chegam a se constituir em cultura. O projeto procura estreitar a conexão entre os aglomerados urbanos comuns nas grandes cidades contribuindo de maneira efetiva de quebra de padrão das desigualdades sociais. Por outro lado, anda na contramão da lógica da indústria cultural que exclui, segrega, privilegia e, ao mesmo tempo cria uma massa marginalizada.

ServiçoAssunto: Lançamento do projeto CowParade em Goiânia pelo prefeito Paulo Garcia
Data: 17 de agosto, às 10 horasLocal: Parque Vaca Brava, Avenida T-10, Setor Bueno
Contatos: Carlos Brandão (Secult)- 3524-2540/ Ester Krisvki (CowParade) 11-3082-0560/ Secom -3524-3027
Fonte: http://suacidade.org/goiania/paulo-garcia-participa-de-lancamento-do-cowparade-em-goiania


Nenhum comentário:

Postar um comentário